Você sabia que o selênio pode ser um grande aliado para o crescimento do seu cabelo? Mas claro, nada em exagero.
Muitas pessoas sofrem constantemente com a queda, e dominar uma nutrição adequada para que os fios cresçam e parem de cair pode ser um pouco complicado.
Especialistas dizem, que o uso de selênio pode ser benéfico para os fios, mas é preciso tomar muito cuidado com a dosagem, pois se ela for generosa seu cabelo pode cair ainda mais!
Afinal, o que é selênio?
O selênio é um mineral encontrado em frutos do mar, nozes, carnes, cogumelos e grãos, capaz de criar enzimas antioxidantes, que protegem as células dos radicais livres, ajudando até mesmo a manter a tireoide saudável.
Além disso, ele ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, protegendo você de problemas cardíacos como a aterosclerose.
Mas como já mencionado acima, mesmo com sua alta taxa de benefício, não é recomendado o uso excessivo, já que o organismo pode receber como algo maléfico.
Se eu tomar selênio, meu cabelo vai crescer?
O selênio contém diversos benefícios para o crescimento do cabelo como as enzimas antioxidantes que previnem os danos aos folículos capilares causados pela poluição e raios UV. Além disso, ele estimula o crescimento regular do cabelo, ajudando o organismo a converter as proteínas necessárias para o cabelo.
Sem contar, que suas propriedades anti-inflamatórias promovem um couro cabeludo saudável.
Não abuse do selênio!
Se você deixar de se alimentar de selênio, seu cabelo poderá correr o risco de queda, por conta da baixa imunidade, fadiga, nevoeiro cerebral e hipotireoidismo. Mas calma, as deficiências são incomuns, a maioria dos casos ocorre com pessoas que sofrem de transtorno alimentar.
Em contrapartida, se você tomar muito selênio os efeitos serão iguais, seu cabelo também cairá, já que o corpo criará muitas enzimas antioxidantes, que fazem com que o corpo ataque seus próprios folículos capilares, o que causa a queda.
E agora?
O segredo está em encontrar o equilíbrio perfeito entre o muito consumo e o pouco consumo de selênio.
Se for o caso e você preferir, busque outros minerais capazes de ajudar no crescimento dos fios, afinal, o corpo também precisa de ferro e zinco para manter os folículos capilares saudáveis. Além disso, uma dieta rica em proteína, vegetais e grãos integrais ajuda a fortalecer os minerais necessários que auxiliam no tratamento.
E aí, já decidiu qual mineral vai usar para ativar o crescimento do seu cabelo? Conta pra gente 🙂