Quando uma mulher está grávida os seus hormônios evitam que os cabelos caiam, deixando os fios com uma aparência exuberante! Mas quando o bebê nasce, tudo começa a mudar. Os hormônios começam a voltar ao normal e, com isso, ocorre a queda de cabelos.
Não há motivos para desespero, afinal, a queda de cabelo pós-parto é uma condição completamente normal e temporária. Mas, ainda assim, você pode estar se perguntando: Meu cabelo crescerá novamente? Quando? E o que posso fazer para acelerar o processo? É isso que vamos ver a seguir.
Por que ocorre a queda de cabelo após dar à luz?
Durante a gravidez, os níveis de estrogênio e progesterona aumentam, principalmente a partir do segundo trimestre. O estrogênio, em particular, tem um efeito poderoso em vários sistemas do corpo, incluindo a pele e as glândulas sebáceas, e também no padrão de crescimento do cabelo. Muitas mulheres notam melhorias na qualidade da pele e do cabelo durante a gravidez, o cabelo fica mais hidratado e com crescimento rápido.
No entanto, após o parto, os níveis de estrogênio e outros hormônios caem rapidamente para os mesmos antes de gravidez. Além disso, os níveis de cortisol permanecem altos e, em algumas mulheres, os hormônios da tireoide podem ficar desequilibrados. Junte a isso o sono interrompido, alguma possível defasagem nutricional e as demandas de cuidar de um recém-nascido. Essas condições colaboram muito para a queda de cabelo.
Como controlar essa queda?
Se você está perdendo cabelo desde o parto, há algumas coisas que você pode fazer para melhorar isso.
Você pode melhorar a sua alimentação e tomar o mesmo suplemento vitamínico que tomava no pré-natal. Mas não faça nada sem antes consultar o seu médico!
Procure lave os cabelos somente quando necessário e use um bom condicionador e um pente de dentes largos para minimizar o emaranhamento. Use elásticos macios ou presilhas para prender o cabelo e não faça rabos de cavalo apertados.
Evite ao máximo o uso de secadores de cabelo, onduladores e chapinhas, além disso, adie qualquer tratamento de base química, como mechas, permanentes e sessões de alisamento até que a queda pare.
Muitas mamães optam por um cabelo mais curto nesta fase pela praticidade. Mas isso também pode ajudar quando o novo cabelo começar a crescer. Como uma boa parte do cabelo que cai volta a nascer, quando os novos cabelos surgirem eles vão se misturar aos atuais, já curtos, e podem crescer juntos.
No entanto, se notar uma queda muito excessiva, converse com o seu médico.