(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Pele estressada? Entenda o que é e saiba como adotar uma rotina saudável

Sabe quando você acorda com alguma irritação misteriosa, marcas profundas de travesseiro, bolinhas que lembram alergia, vermelhidão ou uma série de manchas desagradáveis? Antes de sair “cutucando” o rosto, segure seus dedos, respire fundo e aguarde uns 15 minutos para ver se o que está acontecendo é um mero surto momentâneo ou algo persistente.

Se o problema continuar, reserve um tempo para fazer um trabalho de investigação, buscando identificar a origem do problema e encontrar soluções de curto e longo prazo.

Sinais de uma pele estressada

  1. Irritação: O primeiro deles (e o mais óbvio) é a pele irritada. Neste caso, preste atenção a algumas das reações à irritação que sua pele pode apresentar. Isso inclui coceira, vermelhidão, inchaço e pele escamosa.

A irritação pode ser uma das coisas mais difíceis de corrigir diretamente, mas uma rotina simples de cuidados com produtos suaves é por onde você deve começar. Faça um teste antes de usar cada produto e siga as instruções. Se a irritação for mais perceptível na pele do rosto, experimente usar água de rosas. Lembre-se também de manter a água do chuveiro mais para morna e não esfregue demais a pele após o banho.

2. Acne: O segundo sinal pode ser a erupção de espinhas. A acne pode indicar um problema hormonal ou ser causada por estresse. Se você não costuma ter espinhas ou erupções cutâneas, mas vê isso começar a acontecer na fase adulta, considere como um sinal de que sua pele está estressada.

Procure lavar o rosto duas vezes por dia – de manhã e à noite – para remover qualquer excesso de oleosidade e acúmulo de sujeira. E não se esqueça de hidratar a pele após a lavagem.

Fatores externos

A poluição, aliada à qualidade da água e até ventos fortes podem contribuir para o estresse da pele. Se você costuma passar mais tempo fora, procure tomar alguns cuidados extras.

Procure manter a pele limpa, hidratada e com proteção solar. Faça isso sempre que possível, não importa onde você esteja. Em dias muito quentes, considere lavar o rosto no meio do dia, para remover a oleosidade excessiva. Quanto aos cosméticos, dê preferência a produtos feitos para peles sensíveis.

Fatores internos

Pode ser que a origem da pele estressada venha de dentro, e não de fora. Por isso, procure analisar o que você vem colocando para dentro do seu corpo. Você tem se alimentado com alimentos integrais, legumes, carnes magras ou está comendo muitas coisas industrializadas e gordurosas?

A acne, por exemplo, pode ser desencadeada por uma dieta rica em açúcar, pão branco, arroz branco, ou seja, carboidratos simples. Há pessoas que também apresentam um quadro de acne piorado quando se alimentam de leite e seus derivados. Já alimentos quentes e picantes, além do álcool, podem desencadear crises de rosácea. Em pacientes com psoríase, a obesidade e o álcool podem agravar ainda mais.

Lembre-se que o caminho para resolver isso é o bem-estar. Preste atenção aos fatores que podem deixar a sua pele um pouco mais estressada do que o normal e ajuste a sua rotina, buscando paz e tranquilidade. Tenha certeza de que se você se sentir equilibrada, a sua pele também sentirá o mesmo.

Categorias