Cientistas da Universidade de Manchester mostram porque uma boa noite de sono é fundamental para a beleza
Sabemos que o colágeno é uma proteína essencial para a elasticidade e resistência da pele, das unhas e dos cabelos, além de ser responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, tais como músculos, tendões e articulações. É a proteína mais abundante do corpo humano, representando cerca de 30% do total.
Especialistas em ritmos circadianos, da Universidades de Manchester, na Inglaterra, descobriram que a função do colágeno vai além disso. Em um artigo publicado na revista científica Nature Cell Biology, eles constataram que o corpo reabastece as fibras finas de colágeno durante o sono para também nos manter ativos e alertas ao longo do dia.
Nesta pesquisa publicada recentemente, os cientistas descobriram que existem dois tipos de fibrilas (estruturas semelhantes a cordas, que formam os tecidos): as grossas e as finas. As fibrilas mais grossas, com cerca de 200 nanômetros de diâmetro (um milhão de milhões de vezes menores que uma cabeça de alfinete) permanecem conosco por toda a vida, inalteradas a partir dos 17 anos. Já as fibrilas mais finas, com cerca de 50 nanômetros, se rompem com mais facilidade, mas são reparadas durante o sono.
Sono da beleza
Com o passar dos anos, a nossa produção de colágeno vai diminuindo e os sinais do envelhecimento começam a surgir. Isso explica a flacidez da pele, as rugas e as linhas finas. A descoberta ainda não é suficiente para encontrar uma solução que barre o envelhecimento, mas nos leva a compreender que manter uma boa noite de sono é fundamental para a reparação das fibrilas de colágeno mais finas.
Os pesquisadores identificaram ainda que os genes que codificam o relógio biológico, também são responsáveis por codificar essas fibrilas de colágeno mais finas. Por isso, essas fibrilas mais finas contribuem para nos manter mais ativos ao longo do dia.
Essa descoberta aprofunda a compreensão da comunidade científica sobre a cicatrização de feridas além de ajudar a montar parte do quebra-cabeça do envelhecimento. Se mais pesquisas nesse sentido forem bem-sucedidas, os pesquisadores esperam que a descoberta seja fundamental para, quem sabe um dia, poder retardar o envelhecimento.
Outros benefícios do sono para a beleza
Uma boa noite de sono ajuda não só para a formação de fibrilas mais finas. Quando dormimos, temos uma maior liberação do fluxo sanguíneo, que ajuda muito a melhorar o aspecto da pele.
A falta de descanso faz aumentar a produção de cortisol (hormônio liberado em períodos de estresse), que também é responsável pela resistência à insulina, podendo desencadear aumento de peso e diabetes tipo 2, além de intensificar a queda de cabelo.
Outra vantagem em se ter uma noite bem dormida é com relação aos cremes de tratamento noturno. Nós já falamos aqui sobre as diferenças entre os produtos para a pele de uso noturno e diurno e, quando utilizamos um produto aliado ao descanso do sono, a circulação flui melhor e permite que esses produtos tenham uma ação mais eficiente.