Os salões de beleza, assim como diversos outros tipos de negócio, estão diariamente gerando resíduos que precisam ser descartados de maneira adequada para que não acabem poluindo o solo e os lençóis freáticos. Nesse sentido, cabe aos estabelecimentos adotar práticas corretas de descarte de materiais, de modo a se destacar como uma empresa responsável tanto no âmbito social como nas questões ambientais.
O primeiro passo para realizar o descarte correto dos resíduos gerados por um salão de beleza consiste em fazer a separação do lixo entre os itens recicláveis e não-recicláveis. Além disso, é fundamental ficar de olho no desperdício, dar preferência a produtos biodegradáveis, usar mangueiras que só liberam a água quando pressionadas e evitar o uso de sprays.
Resíduos de salão de beleza no lixo comum: quais as consequências?
Embalagens vazias de tinturas, shampoos, substâncias alisadoras e até mesmo as luvas descartáveis utilizadas para a aplicação de algum produto são itens que inevitavelmente contêm resíduos. Em geral, todos esses resíduos carregam substâncias químicas que, se entrarem em contato com o solo, podem danificá-lo — além de poderem chegar aos lençóis freáticos, causando poluição da água.
Assim como acontece com o lixo hospitalar, que possui contaminantes e produtos que não podem ser descartados na natureza, os itens utilizados no salão precisam receber um descarte especial para que não causem graves problemas ambientais. Por isso, o ideal é que eles sejam encaminhados para uma empresa especializada em descaracterização e destinação correta de embalagens, aerossóis e produtos inservíveis.
A Dinâmica Ambiental é uma empresa que atua em todo o território nacional oferecendo soluções para descaracterização e destinação correta para esse tipo de embalagem e produto, anulando os riscos associados ao descarte incorreto e protegendo as empresas de terem a imagem prejudicada por conta da associação a danos ambientais.
Como fazer seu salão se tornar ambientalmente sustentável?
Existem várias atitudes que podem ser adotadas para que um salão de beleza se torne ambientalmente. A primeira é descartar no lixo reciclável apenas aquilo que pode ser reciclado (embalagens que podem ser lavadas, por exemplo) e no lixo orgânico apenas aquilo que é realmente orgânico, como restos de algodão que são utilizados durante a manicure ou pedicure.
Além disso, é possível também:
- Doar fios de cabelo cortados para ajudar a conter vazamentos de óleo nos oceanos (as fibras dos cabelos são ótimas em absorver o óleo);
- Devolver para as empresas embalagens usadas de tinturas e outros produtos químicos (ou encaminhe para empresas que trabalham com o descarte correto desses materiais);
- Reciclar os frascos de esmalte. Você pode devolvê-los ao fabricante, quando estiverem secos ou fora da validade ou então utilizar o restante do esmalte em algum trabalho de decoração. Quando o frasco estiver limpo, descarte no lixo reciclável;
- Buscar por alternativas ao papel-alumínio, utilizado para fazer mechas. Há materiais que podem ser reutilizados ou que causam menos danos ao meio ambiente quando descartados.
Imagem: istock.com / PainterSaba