(11) 9.7465-0738  –  (11) 4056-5999

Eco-friendly make up: aprenda a fazer

Quem curte maquiagem costuma passar algum tempo pesquisando e procurando produtos que sejam ao mesmo tempo bonitos e econômicos. Mas, se você é que nem a gente, que também separa um tempo para descobrir como os produtos foram feitos. no caso dos industrializados, dificilmente ficará satisfeita.

Maquiagens que usam substâncias químicas ou oriundas de animais, além de também testarem em animais de maneira cruel, não são nem um pouco difíceis de encontrar. Isso não quer dizer, entretanto, que você deva desistir da make up! É só começar a fazer a sua própria: é eco-friendly, barata, orgânica e não agride sua pele nem o meio ambiente. E para melhorar, você usa com a certeza de saber exatamente como foi feita. Ninguém consegue comprar paz de espírito, não é?

Confira algumas receitas simples para uma make up eco-friendly:

1. Batom e gloss

A boca é uma das regiões mais indispensáveis para um look certeiro. Para embelezá-lo naturalmente, você pode seguir uma dica muito fácil, que é cortar um pedaço de beterraba e passá-lo nos lábios. Simples assim! A intensidade depende do quanto você mesma quiser passar, mas é claro que será rosa de qualquer maneira.

Para um bom batom vermelho, é só usar pó de semente de urucum (comum no norte brasileiro), manteiga de cacau e óleo de amêndoas. O modo de fazer é:

  • Misture as sementes com o óleo e deixe em banho maria;

  • Mexa vez ou outra, até começar a perceber uma cor alaranjada;

  • Depois que esfriar um pouco, coe;

  • Misture o resultado com a manteiga de cacau em banho maria e guarde na geladeira.

Para um tom mais vermelho e menos alaranjado, adicione extrato de beterraba durante a mistura.

2. Blush

Se você quiser um blush rosa, a beterraba pode ser usada novamente, direto na pele. É só ir espalhando com os dedos – quanto mais você passa, mais escura fica. Se o seu tom de pele for negro, a dica é usar uma amora amassada.

Para blush marrom, misture cacau em pó sem açúcar e polvilho doce. Outras versões da receita podem usar flor de hibisco seca em pó, pó de beterraba, pó de raiz alkanet e/ou canela (para mais pigmentação). A aplicação pode ser feita com seu pincel de blush de sempre.

3. Delineador

Outro queridinho das makes. Há uma forma mais simples, e outra nem tanto, para fazer um delineador natural. A primeira é com carvão vegetal socado, até se tornar um pó bem fino, e então misturado aos poucos com óleo de coco.

A outra maneira é um pouco mais complexa, mas pode dar mais brilho e ainda tem uma variação de tom marrom. Você vai precisar de carvão ativado, óxido de ferro (preto ou marrom) e gel de aloe vera. Para o brilho, um pouquinho de pó de mica. Siga os seguintes passos:

  • Separe uma parte do carvão para mistura;

  • Junte-a com 1/2 parte do óxido de ferro e 1/2 parte do gel de aloe vera;

  • Misture bem e guarde em um pote hermético.

Pegou as dicas? Prepare sua makes naturais hoje mesmo e arrase na produção!

Categorias