Não é só no verão que devemos cuidar da nossa pele. À medida que as temperaturas mais frias se aproximam, o ar seco e os ventos frios sugam a umidade da pele e retiram os óleos essenciais para uma função de barreira cutânea saudável. Essas condições também podem desencadear sensibilidade, vermelhidão e irritação da pele. É por isso que os cuidados devem fazer parte da nossa rotina diária também nos dias frios e meses de inverno.
De todos os hábitos para manter a pele saudável e longe de problemas, o primeiro que você deve manter é a constância (porque se é para cuidar da pele, todo dia é dia). O segundo é lançar mão da hidratação. Deixe para trás as loções leves do verão e invista em um creme noturno que realmente retenha a hidratação da pele enquanto você dorme.
Assim como optamos por roupas grossas no inverno e roupas mais finas no verão, também devemos agir com isso em mente na hora de cuidar da pele. Ou seja, nas épocas frias, você vai precisar de produtos de limpeza mais suaves e hidratantes mais resistentes. Com a pele seca, vem a pele escamosa, por isso a esfoliação deve ser uma parte importante da sua rotina de cuidados, além de um bom soro de vitamina C – esse sempre, independentemente da época do ano.
A pele também sofre os efeitos dos ritmos circadianos. Trocando em miúdos, isso quer dizer que os níveis de hidratação da pele começam a diminuir à tarde e continuam durante a noite, então uma ótima pedida para finalizar o skincare noturno é aplicar uma boa máscara facial.
Aposte na dupla creme e luva
Não há dúvida de que as mãos estão entre as partes do corpo mais afetadas pela atmosfera fria do período. É por isso que elas precisam do máximo cuidado e deixar isso pra lá pode abrir espaço para coceira e rachaduras. O mais indicado é o hidratante depois de cada vez que você lavar as mãos e, quando possível, use luvas.
Lábios de mel em todas as estações
Os lábios são outra parte bem vulnerável do corpo no inverno! Bastou uma queda na temperatura e, pronto, eles racham e podem até sangrar, ferindo a região. Manteiga de cacau e protetor labial não podem ficar de fora do ritual diário antes de dormir e de sair de casa.
Banho morno, ok? (Mas nós reconhecemos que banho quente é umas das melhores coisas do frio)
Embora o inverno possa parecer o momento ideal para um banho longo e quente, tente resistir à tentação. O contato prolongado com águas em temperaturas mais altas pode tirar a umidade natural da pele, deixando-a mais seca que antes. Banhos breves e mornos são os ideias e, depois deles, muita hidratação – bem mais que no verão, aliás.
Toda regra tem uma exceção – menos a do protetor solar
Embora o efeito do sol possa ser mais forte no verão, ninguém está imune a potenciais danos UV durante o inverno. Na verdade, a luz ultravioleta reflete até na neve. Ou seja, não dá para ficar sem protetor solar nem mesmo nos dias mais frios.
Pegue leve no perfume
Especialistas em cuidados com a pele frequentemente aconselham não usar muito perfume no inverno. Isso porque o álcool encontrado nos frascos faz com que a pele fique mais ressecada. Mas isso é fácil de resolver, basta aplicar o perfume nas roupas, ao invés de pele.
Pele de bebê
Sabe aquele peeling que remove as células mortas e te deixa com uma pele novinha em folha? Pois bem, aqui é o melhor momento do ano, já que esta época é a melhor para uma descamação renovadora e sem manchas. Antes, é sempre bom consultar o dermatologista.
É nossa última dica (mas, na verdade, é o começo de qualquer coisa)
Hidrate-se. Apesar de transpirar menos, o corpo precisa de água para outras funções, inclusive o equilíbrio térmico. É fácil esquecer a hidratação hídrica quando não se está no calor do verão, mas todas essas etapas vão funcionar muito melhor se você também se hidratar por dentro! Sem água, nada funciona.