Consumir chá verde é um hábito simples e que pode trazer muitos benefícios para a saúde
Diz uma lenda chinesa que no ano 2737 a.C., o imperador Shen Nong, também conhecido como “curandeiro divino”, descansava sob uma árvore quando algumas folhas caíram em uma vasilha de água que fervia próximo a ele. Após tampar o recipiente, deixando-o ali por algum tempo, Shen Nong sentiu um aroma agradável de ervas e resolveu experimentar aquela bebida. Assim nasceu o chá!
Esta lenda é considerada a possível primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis. Esta erva é bastante consumida nos países asiáticos, onde o seu significado é bem amplo. Para os orientais, o chá verde é sinônimo de prosperidade, harmonia, beleza e seu consumo é um ritual de grande importância cultural.
Mas, os benefícios desta bebida vão além. O chá verde é rico em compostos ativos como catequinas, teaflavinas e os flavonoides, potentes antioxidantes, sequestradores de radicais livres e quelantes de metais. Esses componentes trazem muitas vantagens para a nossa saúde, conforme veremos a seguir:
Como apoio para o emagrecimento
Um dos principais usos do chá verde é para o emagrecimento. De acordo com um estudo sobre o efeito termogênico do chá verde, publicado na Revista Internacional de Obesidade e Distúrbios metabólicos, se deve às catequinas e a cafeína. Sendo assim, o chá verde pode acelerar o metabolismo, contribuindo para a queima da gordura.
Melhora o cérebro e a atenção
Pesquisas confirmam que o chá verde pode melhorar a memória e a atividade cognitiva do cérebro. Um estudo realizado por pesquisadores chineses e publicado na Revista Cientifica Nutrients, mostra que beber chá verde continuamente pode melhorar as funções cognitivas, tais como memória, atenção, linguagem e percepção. Um habito simples, que pode prevenir ou tratar as doenças neurodegenerativas. Outros estudos descobriram que a combinação de polifenóis encontrados no chá verde podem trazer mais clareza mental e atenção em adultos saudáveis.
Pode prevenir alguns tipos de câncer
Os antioxidantes do chá verde, especificamente a catequina EGCG, demonstraram benefícios por reduzir as metástases e melhorar os resultados de câncer de mama, pulmão, cólon, pele e outros.
O que é a EGCG?
Essa substância de nome complicado, epigalocatequina-galato (EGCG), nada mais é que um antioxidante natural que contribui para a diminuição da gordura corporal, auxiliando na prevenção e tratamento de obesidade e de doenças associadas como diabetes e problemas cardiovasculares.
Além disso, a EGCG é responsável pela ação de quimioproteção. Um estudo verificou que o tratamento com EGCG inibiu de 20 a 100% a divisão das células de carcinoma de mama, diminuiu sua viabilidade, e não teve efeito sobre o crescimento das células normais.
Existe alguma contraindicação no consumo do chá verde?
Apesar de todos os benefícios conhecidos no consumo do chá verde, é preciso ressaltar que existem alguns cuidados ao fazer uso diário desta bebida. Os polifenóis presentes nesta erva são considerados poderosos quelantes de ferro e cobre, principalmente quando são ingeridos simultaneamente, por isso, eles podem levar à deficiência desses minerais no organismo.
Como é um chá rico em cafeína, o seu consumo também deve ser feito com cautela. Esta substancia, quando consumida em grande quantidade, pode trazer efeitos adversos à saúde, como alterações no sistema nervoso central e na pressão arterial, prejudicando a qualidade do sono e causando irritabilidade.
Também não é indicado o uso de ervas medicinais por mulheres grávidas, pois muitas dessas ervas têm potencial efeito abortivo, principalmente no início da gravidez.
Segundo especialistas, para que o chá verde traga benefícios para a saúde, a quantidade máxima a ser consumida por dia é de 600 ml.
Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3561/2876