Uma das soluções para afastar insetos indesejados sem eliminá-los, são os repelentes. Porém os produtos atuais “principalmente repelente spray” muitas vezes possuem uma grande quantidade de químicos em sua fórmula, que afastam os insetos mas também agridem a pele e a saúde de adultos, gestantes e crianças.
Estamos em um período de surtos de diversas doenças transmitidas por mosquitos comuns, tanto nas áreas urbanas como rurais. Atualmente, o alerta está direcionado para o aumento surpreendente dos casos de doença da febre amarela, sendo transmitida através da picada do mosquito Aedes Egypti.
Aprenda agora receitas de como fazer o melhor repelente natural caseiro!
Receita 01
- 10 gotas de óleo essencial de Cravo
- 10 gotas de óleo essencial de Citronela
- 20 ml de óleo vegetal (sugestões de óleos: amêndoas, gergelim, semente de uva e azeite de oliva)
Misturar tudo em um frasco com válvula spray. Agitar antes de aplicar.
Durabilidade de 1 ano.
Receita 02
- 500 ml de álcool de cereais
- 10 g de cravo-da-índia
- 100 ml de óleo de amêndoas ou outro óleo vegetal
Coloque o álcool e o cravo num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa 2 vezes por dia. Coe e junte o óleo, agitando. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele exposta.
Receita 03
- Folhas de hamamélis
- Água
- Óleo essencial de menta, cravo, lavanda ou lemongrass para bebês e gestantes; limão, eucalipto, e tea tree para crianças mais velhas e animais
Faça uma mistura 50/50 de hamamélis e água, adicione 15 gotas do óleo essencial de sua escolha. Pulverize em braços, pernas, costas e pescoço. Para cães e gatos ao ar livre, borrife um pouco da mistura em suas pernas, cauda, e em torno da coleira.
Fique livre dos mosquitos!