Como fazer o descarte correto dos produtos do seu salão?

Tão importante quanto oferecer um bom atendimento, é fazer a destinação correta dos resíduos.

Assim como todas as empresas, os salões produzem grande quantidade de resíduos – ainda maiores em época de final de ano. Além do uso consciente dos produtos que contribuem com a diminuição de produção de resíduos e ainda ajuda o seu bolso, é importante saber como – e se, os produtos do seu salão podem ser reciclados. Como a maioria dos produtos usados em salões têm em sua composição produtos químicos, eles precisam ser descartados da maneira correta para não contaminar o solo. A dica de ouro é separar os produtos que são recicláveis dos que não são.

Agora é a hora!

Pensando que os salões começam a ficar cada dia mais cheios pela proximidade das festas de final de ano, agora é o melhor momento para pegar carona no descarte sustentável! Separamos alguns itens bem comuns e que geram muitas dúvidas de como reciclar. Vem com a gente!

Navalhas e lâminas: não são recicláveis, por isso, devem ser descartadas no lixo comum. Importante que sejam descartadas em um recipiente protegido e sinalizado para evitar que o coletor do material se machuque.

Esmaltes: é preciso muita atenção ao descartar esmaltes. Mesmo que a embalagem seja reciclável, o produto que está dentro não é! Por isso, você deve separar os materiais: despeje o conteúdo que sobrou dentro da embalagem do esmalte em um jornal e jogue no lixo comum. A embalagem vazia pode ser descartada na lixeira de resíduos recicláveis.

Algodão e palito: se contaminados com resto de esmalte, cremes ou outras substâncias, não podem ser reciclados.

Lixas de unha: por não serem recicláveis, devem ser descartadas no lixo comum. É importante que ela seja usada até o final, para diminuir a quantidade gerada.

Luvas com resíduos de produtos: é preciso separar as luvas em resíduos biológicos e químicos. Luvas usadas para depilação, manicure, pedicure e sobrancelha, são consideradas como lixo biológico. Já as luvas utilizadas para aplicação de tinta, botox, progressiva e outros procedimentos químicos, são consideradas como lixo hospitalar. Ambos não são recicláveis.

Tintas de cabelo: e os produtos de alisamento merecem uma atenção especial. Assim como o que acontece no caso dos esmaltes, os produtos precisam ser separados. A caixa onde vem os produtos podem ser descartadas no lixo reciclável, mas a embalagem plástica onde eles são armazenados, não. No site das empresas fabricantes há os pontos de coleta disponíveis na sua cidade.

Uma dica extra: lembre-se sempre de lavar as embalagens antes de separar para a reciclagem.

Uma mão na roda ou melhor, no descarte adequado

Se você procura uma solução mais prática e também sustentável, a Dinâmica Ambiental, empresa criadora do Programa Beleza Verde, vai te ajudar! A equipe da Dinâmica Ambiental vai até os salões parceiros e coleta embalagens de spray aerossóis, tubos de coloração, esmaltes vencidos, tintura de cabelo, embalagens plásticas, entre outros. Praticamente todos os tipos de resíduos produzidos nos estabelecimentos de beleza são aceitos.

Ela atua em todo o território nacional oferecendo soluções para descaracterização e destinação correta para esse tipo de embalagem e produto, anulando os riscos associados ao descarte incorreto. O estabelecimento participante recebe também o Selo Beleza Verde, marca importante para mostrar que seu salão se importa com o meio ambiente!

Vale a pena investir em marcas comprometidas e engajadas com a causa. A Keune é a pioneira do setor a fazer parte do Programa Beleza Verde e uma ótima aliada para o seu salão, já que além de investir em sustentabilidade, a empresa não testa em animais e é hipoalergênica.

E você, tem interesse em deixar o seu salão mais verde? Entre em contato com a gente para saber mais!

Fontes: Recicla Sampa | Dinâmica Ambiental | Beleza Verde

Categorias