Em uma nova pesquisa lançada pela eMediHealth, 64 dermatologistas revelam algumas das causas mais comuns da acne (e algumas são bem surpreendentes).
Sabe-se que a acne pode ser causada por vários motivos, dentre elas alterações hormonais, consumo de alimentos gordurosos e predisposição genética.
Fizemos um resumo com as conclusões do estudo, apontando as sete principais causas. Acompanhe a seguir:
1. Estresse
Mais de 70% dos dermatologistas pesquisados disseram que o estresse é um dos fatores para o surgimento de espinhas. O hormônio do estresse, o cortisol, pode iniciar uma reação em nossos corpos, fazendo surgir a acne. Trata-se de um efeito colateral, pois esses hormônios contribuem para o aumento da produção de óleo na pele, facilitando as erupções. Além disso, segundo os médicos, eles também podem interferir na cicatrização de feridas, impedir que a pele se recupere e podem estar associados ao envelhecimento prematuro.
2. Açúcar
Alguns estudos já associaram o consumo de açúcar ao favorecimento do surgimento da acne, além disso, 64% dos dermatologistas entrevistados neste estudo relataram este fato como o principal gatilho para os seus pacientes.
3. Laticínios
56% dos dermatologistas listaram os laticínios como um fator que contribui para o surgimento da acne. Em estudos anterires, o consumo de produtos lácteos foi associado a acne moderada a grave.
4. Produtos cosméticos
Certos cosméticos podem causar erupções. Portanto, a dica é dar preferência para bases anti-acne e outros cosméticos que sejam indicados para o seu tipo de pele. Ah, e tenha muito cuidado com a sua maquiagem, pois elas podem reunir bactérias que podem trazer diversos danos à sua pele.
5. Hormônios
A acne hormonal é a causa mais comum. Mais de 84% dos dermatologistas listou os hormônios como o motivo mais comum de erupção – sem importar a idade. Os principais hormônios são a progesterona e o estrogênio, mas você também deve considerar o cortisol (o famoso hormônio do estresse). A interação desses três é geralmente a causa principal da acne.
6. Consumo de alimentos processados
36% dos entrevistados disseram que os hábitos alimentares têm profunda ligação com a acne. Alimentos que provocam um aumento no açúcar no sangue podem, teoricamente, elevar a inflamação e fazer subir os níveis de insulina, ocasionando no surgimento das espinhas e no excesso de oleosidade. Os alimentos processados geralmente contêm grandes quantidades de açúcar, então os dermatologistas recomendam uma dieta com o mínimo de alimentos dessa natureza – se quiser ter uma pele bonita e saudável.
7. Má higiene
Ficar sem lavar o rosto corretamente – principalmente após suar na academia ou ficar o dia todo de maquiagem – é outra causa comum para o surgimento de acnes. O correto, de acordo com os médicos, é lavar o rosto duas vezes ao dia, principalmente após transpirar bastante.
Se você gostou dessas dicas, agora veja aqui neste link como escolher o melhor hidratante facial para o seu tipo de pele.