Fazer a higiene bucal com pastas de dentes industrializadas pode não ser a melhor opção para o dia a dia. Por conter ingredientes abrasivos, excesso de flúor e triclosan, este produto pode não ser tão favorável para a saúde.
Fernanda Correia
As propagandas de creme dental podem até mostrar dentes brancos e brilhantes, mas por trás desse produto existem alguns ingredientes que podem não ser tão favoráveis para a saúde – principalmente a longo prazo. Por isso, que tal buscar soluções menos nocivas para a saúde, fazendo o seu próprio creme dental?
Por que evitar o creme dental industrializado?
Basta ler o rótulo de um creme dental para entender que os ingredientes usados neste produto podem fazer mal à saúde. O fluoreto de sódio é amplamente utilizado como um potente inibidor de cáries, mas pouca gente sabe que esta substância já foi utilizada no passado como inseticida e veneno de rato. Por isso, a concentração dessa substância nos produtos de higiene bucal não pode passar de 1,5 mil ppm (parte por milhão). Quando usado em excesso, pode levar a um quadro de intoxicação, afetando o esmalte do dente e levando à perda do cálcio.
O triclosan é outra substância perigosa presente em algumas pastas de dentes. Para se ter uma ideia, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) classifica o triclosan como um pesticida, confirmando os riscos que representa para a saúde humana e para o meio ambiente. Alguns fabricantes defendem o ingrediente, garantindo a segurança no uso diário dessa substância. Contudo, quem deseja evitar esses elementos, a solução é produzir em casa a própria pasta de dentes.
Quais ingredientes usar?
Alguns ingredientes são básicos para fazer a pasta de dentes caseira e o principal deles é o óleo de coco. Pesquisadores do Athlone Institute of Technology constataram que este ingrediente possui ação antibacteriana, atuando com muita eficácia contra os agentes causadores das cáries.
O bicarbonato de sódio também pode ser usado nesta receita. Esta substância deixa a pasta mais alcalina, contribuindo para uma boca menos ácida. A vantagem é que as bactérias nocivas não se desenvolvem em ambientes alcalinos.
O xilitol ou a estévia são ingredientes que também podem ser usados para adoçar a mistura. Se optar pelo xilitol, saiba que ele também contribui para inibir o desenvolvimento de bactérias causadoras da cárie. Além disso, ele remineraliza os dentes pois estabiliza os íons de cálcio e fosfato na saliva. Ambos são produtos naturais, portanto não causam nenhum dano à saúde.
Cacau 100% também pode ser usado numa pasta de dentes natural. Ao contrário do que se imagina, o cacau não é prejudicial aos dentes, mas sim o açúcar contido nele. Uma pesquisa realizada em 2014 pela Osaka University constatou que ratos que tomaram água com extrato do cacau tiveram 40% menos cárie se comparados aos que ingeriram a pura. Ainda segundo o estudo, o grão do cacau possui agentes anticáries, os quais também contribuem para o combate do tártaro. Além disso, a teobromina presente no cacau ajuda a remineralizar os dentes, tornando-os mais resistentes.
Por fim, é possível adicionar óleos essenciais de menta, hortelã, cravo ou laranja que ajudam a refrescar o hálito.
Receita básica de pasta de dente natural
Para uma receita de creme dental natural você vai precisar de:
½ xícara de óleo de coco semi-sólida;
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio;
1 colher (sopa) de xilitol ou 10 gotas de extrato de estévia;
10 gotas de óleo essencial de sua preferência.
Misture muito bem todos os ingredientes e coloque em potinhos com tampa. Para usar, pegue o creme dental natural com uma colher e coloque sobre a escova de dentes, evitando mergulhar a própria escova na mistura.