Faça sua própria maquiagem com produtos naturais

Quem é apaixonada por maquiagem vai gostar dessa: Que tal fazer variados cosméticos em sua própria casa e com ingredientes naturais, que não colocarão sua pele sob o risco de alergia ou outro problema?

Os itens que serão usados nesses preparos são considerados sustentáveis e veganos, já que na lista constam apenas frutas e ingredientes minerais. O conceito já é utilizado há milhares de anos, tanto por tribos indígenas, quanto por grupos ancestrais. A icônica rainha do Egito Cleópatra, por exemplo, usava delineador feito de gordura de carneiro misturada com pó de chumbo e fuligem.

Aqui, os ingredientes que podem ser utilizados como base — e indicados por dermatologistas — são argila branca ou araruta em pó. Além deles, cacau em pó sem açúcar, carvão ativado, canela, amora, beterraba, hibisco desidratado em pó, pó de raiz de alkanet, pó de beterraba, mica em pó, óxidos de ferro em pigmentos variados, gel de aloe vera e manteiga de karité complementam as variadas receitas. Vamos aprender algumas?

Batom

O queridinho das mulheres pode ser feito com beterraba. Corte um pequeno pedaço dela e passe nos lábios. Se precisar, use um cotonete para espalhar. Quanto mais passar, mais forte ficará a cor.

Para fazer um tom mais alaranjado, adicione um pouco de raiz de açafrão. Para um tom mais arroxeado, acrescente um pouco de extrato ou suco de amora. Já para fazer o batom vermelho, a orientação é usar o pó de urucum.

Para preparar um desses tons, misture óleo de amêndoas com as sementes de urucum, o extrato de amora ou a raiz de açafrão em uma panela em banho-maria. Espere esfriar e coe. Depois, misture esse óleo pronto com a manteiga de cacau, também em banho-maria. Leve na geladeira para esfriar e pronto. Para tons mais fortes, acrescente um pouco de óleo de coco.

Corretivo

Utilize óleo de rosa mosqueta puro, amido de milho e cacau em pó orgânico. A sugestão é aplicar uma gota de óleo na área a ser corrigida — em volta dos olhos, do nariz, ou onde mais precisar — e aplicar com um pincel a mistura em pó feita previamente em um tom mais claro que o da sua pele.

Pó e base líquida

Para os tons de pele mais claros é possível aplicar farinha de araruta ou amido de milho, por exemplo. Já para a pele negra, o pó de cacau orgânico ou canela são os mais indicados.

Argila branca, verde, rosa ou marrom, noz-moscada, açafrão ou mica mineral também podem servir como pó e você pode misturar esses ingredientes entre si para que combinem com o seu tom de pele.
Para preparar a base, é preciso misturar o pó citado anteriormente com um creme hidratante na cor branca. Você pode adicionar uma pequena quantidade de óxido de zinco para proporcionar proteção solar.

Blush e sombra

Para o pó em tom rosado, corte um pequeno pedaço de beterraba e passe com os dedos no rosto. Se quiser deixar um tom mais claro, retire o excesso com um pouco de papel higiênico.

Cores neutras, como bronze, a sugestão é misturar óleo de coco com cacau em pó.
Para a tonalidade marrom, misture amido de milho com pó de cacau sem açúcar — esse tom é ideal para peles mais escuras.

Uma sombra arroxeada pode ser feita passando um pouco de extrato de amora nas pálpebras.
Utilize um pincel apropriado para aplicar tanto o blush quanto a sombra.

Delineador e rímel

Os ingredientes utilizados como delineador são carvão vegetal e óleo de coco.
Para prepará-lo, é preciso sovar o carvão até virar um pó bem fino. Depois, guarde o pó em um potinho e , aos poucos,adicione óleo de coco até formar uma pasta. Para fazer o delineado é só usar um pincel específico.

Já o rímel é feito com extrato de amora com espirulina (você pode encontrar esse ingrediente em lojas de produtos naturais). Passe o extrato com um cotonete ou com pincel de rímel. Para um melhor resultado, utilize o curvex.

Bronzer

O pó bronzeador, também conhecido como “bronzer”, e que dá o toque final à maquiagem, pode ser feito misturando óleo de coco com cacau em pó como base, dando um efeito de pele bronzeada. A receita também leva o pó base que você já fez misturado com cacau em pó, canela, óxidos de ferro ou mica para obter a cor que deseja. Se preferir uma cor de contorno sem o efeito brilhante, não utilize a mica.

Categorias