Embora seja classificada como um produto químico altamente perigoso e que causa série de danos, a amônia é componente de diversos produtos utilizados nos cabelos.
A substância está presente, por exemplo, em tintura de cabelo, itens para alisamento, pó descolorante, entre outros.
No caso da coloração de cabelos, a amônia atua como catalisador, ou seja, acelera a ação de outras substâncias que compõem a tinta para alcançar o resultado. Outra função é abrir os poros do couro cabeludo, fazendo com que a tintura chegue até a raiz.
Quando usada em produtos para alisamento das madeixas, a amônia relaxa os fios e, em muitas ocasiões, traz danos à mecha, que acaba quebrando.
Além de alterar o pH natural do cabelo, prejudicando-o, a amônia é relacionada com problemas de saúde e de respiração, além de ter um cheiro extremamente forte, que pode causar tosse, falta de ar, sensação de asfixia e queimação das vias aéreas.
A boa notícia é que o mercado conta cada vez mais com opções de produtos naturais para que você possa ficar ainda mais bela (o), sem prejudicar a sua saúde e a dos fios, e que de quebra, contribuem também com a preservação do meio ambiente.
Seus cabelos agradecem…
Por terem ingredientes naturais em sua composição, produtos naturais — também chamado de orgânicos — irão nutrir seus cabelos com saúde, sem oferecer riscos de alergias e intoxicação.
As tinturas orgânicas, por exemplo, são formulações sem amônia, com silicones, óleo mineral, sulfatos e fragrâncias artificiais que estabilizam a estrutura do cabelo durante o processo de coloração para um cabelo saudável.
O conteúdo de óleos à base de plantas realça a concentração de pigmentos e ingredientes ativos, que penetram no córtex e selam a cutícula para um resultado de longa duração. Por serem naturais, o uso é indicado para qualquer pessoa, especialmente para mulheres que pintam o cabelo há anos e acabam tendo os fios danificados, fracos e quebradiços pelo excesso de química. Para quem tem o couro cabeludo sensível, queda de cabelos ou fios muitos finos, as tintas orgânicas têm sido as mais utilizadas.
E o meio ambiente agradece também
A escolha por produtos sem amônia e com compostos naturais também beneficia o meio ambiente, já que são produzidos em consonância com a legislação, não permitindo o uso indevido de matéria-prima. Outro aspecto positivo, ainda na área ambiental, é que produtos naturais lançam menos resíduos à natureza.
Para saber se o cosmético é orgânico, verifique o percentual de agentes químicos, como a amônia, derivados do petróleo e ingredientes geneticamente modificados, contidos na embalagem.