O salão Na Bahia, localizado em Higienopólis e participante do Programa Beleza Verde, agora disponibiliza um ecoponto para que clientes e o público em geral possam descartar corretamente seus resíduos.
O Programa Beleza Verde, desenvolvido pela Dinâmica Ambiental — empresa especialista em engenharia reversa e gestão de resíduos — trabalha o conceito de gerenciamento em que produtos e serviços devem incorporar, de forma integrada, aspectos sociais, econômicos e ambientais. O salão Na Bahia aderiu à ação em abril de 2018 e, em outubro, recebeu o primeiro selo Beleza Verde (Bronze), que reconhece o cumprimento de medidas colaborativas à preservação ambiental e o comprometimento com a área. “ (A adesão ao Programa) veio da necessidade de encontrar uma empresa séria e comprometida com nossos resíduos”, conta a proprietária e gestora do Na Bahia, Ruchelle Crepaldi.
Todos juntos pelo meio ambiente
A ideia de oferecer um ecoponto para envolver mais pessoas nas iniciativas sustentáveis já desenvolvidas no salão, surgiu durante um almoço no restaurante vizinho. O comércio não possui espaço para armazenar os resíduos até a vinda do caminhão de coleta seletiva da prefeitura, que passa uma vez por semana pela região. “Foi nesse momento que vimos a viabilidade de abrir nosso espaço para a comunidade, clientes, funcionários e fornecedores terem a possibilidade de darem um fim limpo para os seus resíduos”, relata Ruchelle. “A Beleza Verde já havia adiantado que, uma próxima etapa seria esse convite para os clientes e funcionários, mas como somos preocupados, convidamos mais alguns grupos para participarem desse ecoponto”, completa.
O que pode ser levado ao ecoponto
No espaço disponibilizado para o descarte correto de materiais, as pessoas podem levar qualquer tipo de resíduo reciclável. “Sempre falamos nos esmaltes e sprays de cabelos, por serem embalagens de produtos contaminados, mas o ecoponto é para todos os resíduos”, explica Ruchelle.
O salão conta com 15 coletores, dos quais oito são de tamanhos maiores para armazenamento entre uma coleta e outra. A Dinâmica Ambiental recolhe tudo o que for coletado e dá o prosseguimento para o processo da reciclagem.
Ganhos após a adesão ao Beleza Verde
Nesse período em que o salão Na Bahia integra o Programa Beleza Verde, Ruchelle constatou evolução, dia após dia, em seu estabelecimento. “Tivemos muito ganhos já no início da gestão. A parte educacional foi imprescindível para que olhássemos, com mais atenção, todos os materiais que necessitamos. Outro ganho foi na evolução dos processos e o tempo que ganhamos para pensar em outras mudanças importantes”, diz.
Reforço ao trabalho
O Programa Beleza Verde recebe todos os resíduos gerados pelo salão, como embalagens, sprays, esmaltes, caixas de papelão e materiais plásticos. Apenas a geração de orgânicos não é coletada. No ano passado, cerca de 900 quilos de resíduos já foram descartados corretamente, não colocando em risco o meio ambiente.
Agora, com mais pessoas empenhadas na iniciativa, a sustentabilidade ganha reforço. “Quando percebemos que os clientes aderem ao programa, sentimos um objetivo alcançado, uma imensa gratidão por todo o esforço feito, de passar além das nossas fronteiras, o conceito de consumo limpo”, conclui Ruchelle.