Por ter propriedades importantes para a beleza e bem-estar, o composto pode se tornar um grande aliado na hora da hidratação do cabelo e pele.
O óleo de coco é rico em elementos que beneficiam a alimentação, corpo e aparência, e é diferente dos demais oleaginosos e tem se tornado o queridinho de muitas pessoas.
Acelera o metabolismo
Por ser um alimento rico em moléculas que facilitam sua absorção pelo organismo, ele pode ser transformado rapidamente em energia e para aumentar o metabolismo. Isso porque, o óleo de coco possui propriedades termogênicas que incentivam o aumento de temperatura do corpo, o que ajuda na eliminação de gordura, quando aliado aos exercícios físicos e uma dieta balanceada.
Além disso, em sua composição extra virgem, o óleo de coco auxilia ainda mais na aceleração do metabolismo, por ser mais fácil absorvido e transformado em energia pelo fígado. Outra vantagem desse composto é que ele não se acumula no tecido adiposo como as demais gorduras, o que evita o sobrepeso.
Substitui o óleo de cozinha
Assim como o óleo de soja ou girassol, o de coco também pode ser utilizado na gastronomia. Por isso, pode ser usado na hora de refogar o arroz, fazer frituras, grelhar carnes e cozinhar bolos e tortas. E para ter ainda mais qualidade na refeição, o ideal é substituir o óleo de girassol, o azeite ou manteiga, pelo de coco nas mesmas quantidades que você já usa. Porém, não é recomendado consumir mais de uma colher de sopa por dia.
Óleo de coco para cabelo
Dentre os benefícios mais importantes do óleo de coco está a hidratação do cabelo e da pele. Isso porque, ao ser aplicado nos fios, ele impede que enzimas responsáveis pela queda de cabelo atuem, e assim impeça a alopecia. Portanto, o óleo de coco te auxilia a ter fios mais nutridos, hidratados e fortes, quando em sua composição extra virgem. Além disso, o composto pode ser utilizado junto com outros componentes para uma máscara de cabelo caseira como, por exemplo, a babosa, o mel, banana e abacate. Desta forma, você aumenta a possibilidade se hidratar e nutrir cabelos quebradiços, opacos e sem vida.
Para melhorar ainda mais o efeito das máscaras, aplique no cabelo úmido (seco com a toalha) por, aproximadamente, 25 minutos. Depois de passado o tempo, lave novamente o cabelo com o shampoo para remover os resíduos e deixe secar naturalmente. Porém, se preferir, você pode utilizar uma touca térmica para aumentar a hidratação dos fios.
Mais saciedade
Por ser um elemento que ativa hormônios como o colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal, o óleo de coco virgem pode ser um elemento extremamente importante para quem busca o emagrecimento. Isso porque, ao estimular os hormônios, ele auxilia no aumento da sensação de saciedade. Portanto, quando consumido antes de uma refeição, o produto auxilia em uma menor ingestão de alimentos e uma maior saciedade.
Colesterol e açúcar equilibrados
Além de perfeito para o tratamento de beleza, o óleo de coco auxilia a equilibrar os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Segundo pesquisas de universidades brasileiras, o produto diminui os níveis de LDL, colesterol ruim, e equilibra o HDL, colesterol bom. Já em relação ao açúcar, o óleo de coco libera ácidos graxos saturados e beneficia as atividades do pâncreas. Isso faz com que o órgão não seja sobrecarregado pela produção em massa de insulina, um hormônio liberado com a finalidade de diminuir o índice de açúcar no sangue.