Já notou como sua pele responde às mudanças das estações? Então você deve ter percebido que ela geralmente parece ficar mais seca e escamosa nos meses mais frios do inverno.
O ar frio, o calor interno seco, os baixos níveis de umidade e o vento rigoroso do inverno podem eliminar a umidade da pele. Isso pode deixá-la muito menos radiante do que o normal – não apenas o rosto, mas também as mãos, pés e outras áreas expostas.
Alguns dos sinais e sintomas mais comuns de pele seca incluem descamação, vermelhidão, textura áspera, coceira, rachaduras e sensação de queimação. Os sintomas podem variar em intensidade e parecer diferentes pontos da pele, dependendo da área do corpo afetada.
Felizmente, a pele seca no inverno é algo que dá para evitar e prevenir. Ao fazer algumas mudanças em seu hábitos de cuidados e usar os produtos certos, você poderá manter sua pele macia, suave e vibrante durante todo o inverno.
Hidrate logo após a lavagem
Toda vez que a gente lava o rosto, as mãos ou o corpo, também retiramos os óleos naturais da pele. Como esses óleos ajudam a reter a umidade, é vital substituí-los. É por isso que é importante usar um hidratante sempre que lavar a pele, especialmente no inverno.
Aplique protetor solar diariamente
Os dias de inverno são mais curtos e com menos luz solar, o que dá a impressão de que não tem problema abrir mão do protetor. Mas isso é um grande engano. Mesmo no inverno, a luz UV, que é prejudicial, pode estressar a barreira de umidade da pele, que é fundamental para manter a saúde e a hidratação da pele.
Use um umidificador
Os umidificadores ajudam a devolver a umidade de volta ao ar, atuando como uma espécie de agente hidratante natural que, por sua vez, pode prevenir e aliviar o ressecamento da pele.
Invista na hidratação noturna
Os tratamentos noturnos são uma excelente maneira de revitalizar ou prevenir a pele seca. Os emolientes são ótimos para hidratar, mas, por serem um tipo mais pesado de creme, podem levar mais tempo para serem absorvidos pela pele e por isso são mais indicados para uso noturno. Assim, a pele terá o tempo necessário para absorver o tratamento, reabastecendo-se da umidade e os óleos necessários.
Adicione oclusivos à sua rotina
Se você achar que os ingredientes emolientes não estão fazendo o suficiente para curar sua pele seca, considere incorporar ingredientes oclusivos em sua rotina de cuidados com a pele. Eles fornecem uma barreira física para bloquear a umidade e, melhor ainda, são naturais. Alguns deles são a manteiga de karité, a manteiga de cacau, o óleo de rosa mosqueta e o óleo de jojoba. Para explorar o melhor das propriedades desses ingredientes, considere utilizá-los uma ou duas vezes por dia após a hidratação.
Opte por tecidos não irritantes
Se a pele do seu corpo estiver muito seca, tente usar tecidos soltos, confortáveis e naturais para reduzir o risco de irritação física extra. Além disso, evite lavar suas roupas em detergentes comuns. Procure detergentes formulados para peles sensíveis, que provavelmente estarão livres de produtos químicos e fragrâncias.
Hidrate-se por dentro
Outro passo fundamental para manter sua pele saudável e brilhante é garantir que você esteja bem hidratado ao longo do dia. Não ingerir líquidos suficientes pode afetar a aparência da sua pele e também torná-la mais suscetível ao ressecamento. Você também pode consumir alimentos ricos em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. Ambos protegem as células contra danos ambientais e ajudam ocorpo a produzir células saudáveis, incluindo as da pele.
A chave para manter sua pele saudável é hidratá-la com frequência com os produtos certos. Também é importante ir com calma no uso de esfoliantes, água quente e outros tratamentos de cuidados com a pele. E, se achar que a pele não está melhorando com essas dicas caseiras, nem pense em se automedicar. Consulte um dermatologista para iniciar um bom check up, afinal, a pele é um espelho da saúde por dentro!
Fontes: Healthline | Nutrição e Beleza