Roupas feitas de plantas

Tecido que veste você e cuida do meio ambiente

Em um grande passo em direção à moda sustentável, cientistas criaram um tecido biodegradável de algas que captura carbono!

Em um experimento relatado recentemente na revista Advanced Functional Materials, cientistas da equipe de pesquisa da Delft University of Technology e da University of Rochester produziram um material resistente e sustentável feito de algas vivas que respiram. Eles combinaram a celulose bacteriana, um composto orgânico que é excretado pelas bactérias, e uma tinta feita de microalgas vivas numa impressora 3D para depositar as algas vivas na celulose. O resultado? Um material combina a dureza da celulose bacteriana com a capacidade fotossintética das algas, absorvendo dióxido de carbono do ar e expirando oxigênio assim como as plantas! Além disso, é fácil de fazer em grande escala e é biodegradável.

As algas não ocupam terras preciosas, crescem incrivelmente rápido e usam muito menos água e recursos do que os materiais naturais convencionais, como algodão, lã ou seda. Em outras palavras, biotêxteis como este podem ajudar a mudar o rumo da indústria da moda já que a fabricação de roupas para a moda de baixo custo responde por 10% das emissões de carbono do mundo – mais do que a aviação e o transporte marítimo juntos. Se esse nível de consumo continuar, essa porcentagem aumentará para 26% até 2050. Fora que ela também usa enormes quantidades de água e produz águas residuais tóxicas e poluição microplástica. Além disso, mais de três quintos das roupas acabam em aterros ou incineradores em poucos anos.

A iniciativa parece ser mesmo um divisor de águas no mundo fashion. Mas, é certo que ainda levará um bom tempo até que esse vire o novo padrão da moda. Enquanto isso, é sempre bom pensar em outras maneiras de praticar o consumo consciente em relação ao que a gente veste. Comprar roupas de segunda mão ajuda a reduzir o desperdício e a imensa quantidade de peças que vão parar nos aterros sanitários. Essa prática também pode reduzir a poluição da água, já que a indústria da moda costuma recorrer ao descarte de materiais no oceano, que raramente se decompõem.

Além de procurar por modelos mais sustentáveis, você também pode reduzir o excesso de compras – isso terá um grande impacto no meio ambiente (e no bolso também).

Seja reduzindo hábitos de consumo pessoal ou comprando de forma mais sustentável sempre há uma maneira de participar de práticas conscientes. O importante é fazer a sua parte com o que você consegue agora. Bora começar?

Categorias