Os óleos essenciais estão em alta e podem ser usados para muitas finalidades, inclusive para problemas de pele como o eczema.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, eczema se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões.
Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema. Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele. O paciente pode ter eczema agudo, agudo/subagudo, subagudo/crônico ou só crônico. Assim, não é necessário o mesmo paciente ter todas as fases de um eczema para se fazer o diagnóstico da dermatose.
Confira, a seguir, quais os óleos essenciais mais indicados para este problema de pele:
Immortelle (Helichrysum italicum)
Este óleo essencial é reconhecido mundialmente pela sua capacidade de reduzir edemas, hematomas, cicatrizes, queimaduras, inchaço abaixo dos olhos e linhas de expressão. Por isso, este óleo essencial pode ser usado para aliviar não só para o eczema, mas também para outras doenças inflamatórias crônicas da pele, como dermatite, acne e rosácea.
Camomila romana (Anthemis Nobilis)
Além do efeito calmante a camomila romana também é excelente para a pele. Ela pode ser usada ainda para aliviar distúrbios digestivos, aliviar a ansiedade e a depressão e até mesmo para promover o sono. Antes de adicionar a camomila em seu creme, verifique se você não possui alergia. Caso você seja alérgico a margaridas, é possível que você seja alérgico também ao óleo de camomila.
Olíbano (Boswellia sacra)
Conhecido como o rei dos óleos essenciais, o olíbano tem uma variedade de usos. Este óleo é reconhecido por sua capacidade de rejuvenescer a pele quando usado topicamente além de promover a saúde e a imunidade celular.
Creme para Eczema
- 1/4 xícara de manteiga de karité
- 1/4 xícara de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de óleo de abacate (ou óleo de oliva)
- 10 gotas de óleo essencial de camomila
- 10 gotas de óleo essencial de immortelle
- 10 gotas de óleo essencial de olíbano
1. Misture todos os óleos. Se estiverem endurecidos aqueça-os em banho-maria – dentro de uma tigela de vidro.
3. Resfrie à temperatura ambiente e coloque em um pote de vidro. Use sempre que necessário e evite passar em áreas onde há feridas ou machucados.